Anthony Garotinho lançou sua pré-candidatura à sucessão de Luiz Fernando Pezão, pelo Partido Republicano Progressista (PRP), afirmando que não está atrás de um mandato, mas de “retomar o sonho e a esperança de um Estado melhor”. “Eu sei que é possível”, declarou o ex-governador que também foi prefeito por duas vezes de Campos dos Goytacazes, secretário de Estado, deputado estadual e federal e candidato à presidência da República.
A principal bandeira da campanha de Garotinho será a profissionalização dos jovens. Caso não atinja determinado percentual de aceitação popular à sua pré-candidatura, o ex-governador poderá tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa (ALERJ) e disputar a presidência da Casa. O foco seria acabar com o domínio político dos Piccianis no Estado.
PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) também definiu quem será o seu candidato ao governo do Rio e lançará, no domingo (17) a pré-campanha da filósofa e escritora Márcia Tiburi, recém-filiada ao partido. Tiburi nunca concorreu a um cargo político, segundo interlocutores da sigla.
O partido estava em dúvidas sobre o nome que lançaria ao governo, depois que o ex-ministro Celso Amorim teria declinado se candidatar. Especulações davam conta que o ex-chanceler seria cogitado como possível “plano B” petista para substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
PSOL
O vereador do Rio Tarcísio Motta também lançou pré-candidatura do governo do Rio, pelo PSOL. É a segunda vez que Tarcísio concorre ao cargo. Em 2014, ele obteve 9% dos votos no primeiro turno.
PSD/PDT
O deputado federal Índio da Costa será o candidato pelo PSD e o deputado estadual Pedro Fernandes, pelo PDT.
PCdoB
O pré-candidato a governador do Rio pelo PCdoB, Leonardo Giordano, estará em Maricá nesta quinta-feira (14), às 10h, na casa de festa Diamond, na Rodovia RJ-106, em São José do Imbassaí, na pista sentido Niterói.
O atual vereador de Niterói vai falar sobre as perspectivas para o Estado do Rio, ações primárias e sobre a construção de uma proposta de governo ampla para tirar o Estado do caos social e econômico.
O parlamentar é campeão de projetos de lei apresentados e aprovados na Câmara de Niterói. O político propõe uma ampla aliança de esquerda para governar o Rio.
PODEMOS/DEM
O senador Romário (Podemos) ainda não anunciou oficialmente se concorrerá ao cargo - nem o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM)
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]