Mulheres de Niterói sambaram e cantaram ao som da cantora Mônica Mac para dizer não ao assédio feminino no carnaval. A segunda edição do bloco “Não é Não”, criado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói, aconteceu na praça do Rink, no Centro, nesta quinta-feira (20). Durante a folia, foram distribuídas ventarolas, preservativos masculinos e femininos, e adesivos com o slogan da campanha
(fotos Luciana Carneiro)
No sábado de carnaval (22), as integrantes da Codim estarão na Praça Arariboia para distribuir uma tatuagem com os dizeres “Não é Não” para o público feminino que for brincar o carnaval. “Queremos chamar a atenção das pessoas. A mulher deve ser respeitada sempre, não só durante o carnaval, e o bloco dá visibilidade para esse tema tão importante”, afirma explica a coordenadora da Codim, Ana Lúcia Fernandes. O bloco é inspirado na campanha nacional contra o assédio no Carnaval. Niterói é a única cidade que além de realizar a campanha, criou um bloco com samba próprio. A festa contou com a participação de integrantes do bloco Saias da Folia. Estudantes de Psicologia na UFF, as amigas Lizia Ramos, de 21 anos, e Larissa de Oliveira, de 22, prestigiaram o bloco.
“Não é não mesmo e ninguém tem o direito de fazer o que não queremos. Nós merecemos brincar o carnaval com respeito”, disseram. A cantora Monica Mac engrossou o coro: “Respeito é um direito essencial. Essa mensagem não é apenas para o Carnaval, mas para todo ano. É uma luta nossa nos meus shows também”, destacou.
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]