Rio de Janeiro, 21/8/2021
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
Com uma população estimada de 20.168 habitantes, Cantagalo responde hoje por 7% de toda a produção nacional de cimento e 75% do consumido no estado do Rio de Janeiro. Atento a estes dados, o presidente estadual do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve na última segunda-feira (16), com o Prefeito de Cantagalo, Guga de Paulo (PP) para definir ações conjuntas para fomentar a atividade econômica no município.
Comte Bittencourt é recebido em Cantagalo pelo prefeito Guga de Paulo
“É preciso chamar a atenção para esse polo cimenteiro no desenvolvimento no centro norte serrano de todo o Estado do Rio de Janeiro. Chegou a hora do Governo do Estado aproveitar recursos da concessão de saneamento para investimento nos arranjos produtivos locais, como este. Com obras de infraestrutura, a atividade econômica se viabiliza em um longo prazo”.
A 200 quilômetros da capital fluminense, não é de hoje que Cantagalo possui várias jazidas de calcário e abriga o terceiro maior polo cimenteiro do país. No encontro que teve com o prefeito Guga de Paulo, Comte ressaltou ainda que a indústria cimenteira de Cantagalo é parte da história da cidade e precisa ser valorizada pelo estado:
“Essa região tem no cimento uma das suas grandes forças, investir na infraestrutura, para melhorar estradas, melhorar a logística, melhorar a formação profissional, são políticas necessárias e capazes de gerar renda e emprego para a população do nosso estado”.
A História do desenvolvimento de Cantagalo se confunde com a indústria cimenteira que começa a ser construída, no dia 02 de outubro de 1968. Nesta data, foi lançada a pedra fundamental da primeira indústria de cimento na região: a Fábrica de Cimento Alvorada.
A Alvorada foi a pioneira na região Centro Norte, iniciando suas atividades no dia 28 de novembro de 1970, com uma produção de 3.002.100 sacos de cimento no período de 01 de janeiro a 30 de setembro de 1971.
コメント