Confira o funcionamento das barcas, bonde de Santa Teresa, trens e metrô durante o feriadão
- Gilson da Gama Barcellos
- há 5 dias
- 4 min de leitura
Rio de Janeiro, 18/04/2025
Por Redação GBNEWS

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) informa que os passageiros das barcas, bonde de Santa Teresa, metrô e trens devem ficar atentos à operação dos transportes durante o feriadão. Na Sexta-feira Santa (18/04), sábado (19/04), Domingo de Páscoa (20/04), segunda-feira - Tiradentes (21/04) e quarta-feira - São Jorge (23/04), o sistema aquaviário vai operar com grade de fim de semana e feriado. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não irão funcionar. Já na terça (22/04), todas as linhas vão operar normalmente.
O bonde de Santa Teresa vai circular das 9h às 17h, na Sexta-feira Santa (18/04), sábado (19/04), Domingo de Páscoa (20/04), segunda-feira - Tiradentes (21/04) e quarta-feira - São Jorge (23/04). No trecho Carioca x Dois Irmãos, as partidas serão feitas a cada 20 minutos. Já no trajeto Carioca x Largo das Neves, as saídas serão de hora em hora.
Nos dias 22, 24 e 25/04, a operação será das 8h às 18h30 (Carioca x Dois Irmãos) e das 8h às 18h (Carioca x Largo das Neves), com os mesmos intervalos.
METRÔ
De 18 a 23 de abril, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.Sexta-feira Santa (18/04)
Por conta do evento “A Família ao Pé da Cruz”, no Maracanã, a abertura das estações do sistema será antecipada para 5h30 (uma hora e meia antes do horário dos feriados) e o fechamento será às 23h.
Sábado (19/04)
Operação das 5h à meia-noite. Em virtude do evento "Tardezinha", no Engenhão, apenas a estação Central do Brasil/Centro, no acesso A, que faz integração com os trens da SuperVia, funcionará até 2h da madrugada. As demais funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Depois, ficarão abertas apenas para desembarque.
Domingo de Páscoa (20/04): Circulação das 7h às 23h.Segunda-feira - Tiradentes (21/04) e Quarta-feira – São Jorge (23/04): Circulação das 7h às 23h.Terça-feira (22/04): Circulação das 5h à meia-noite.
TREM
De 18 a 23 de abril, os trens vão operar com horários especiais e manutenções previstas. Na terça (22/04), haverá circulação normal de dia útil, com ajustes e alterações para manutenções. Consulte o site da concessionária (www.supervia.com.br) para saber todos os detalhes.
Sexta-feira Santa (18/04)
A circulação será em horário fixo, com ajustes na grade para manutenção e oferta de trens extras, a fim de atender o aumento da demanda devido ao evento “Famílias ao Pé da Cruz”, no Maracanã. Por conta de manutenções programadas, neste dia, as composições com destino a Japeri e Santa Cruz não vão realizar parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão fazer transferência nas estações São Francisco Xavier, Olímpica do Engenho de Dentro e/ou Cascadura. Além disso, a estação Praça da Bandeira será atendida com uma sanfona entre as estações Central do Brasil e Praça da Bandeira. Com isso, os passageiros com origem e destino nessa estação, deverão fazer transferência na Central do Brasil.
Sábado (19/04)
Os trens vão circular com horário fixo e haverá oferta de viagens extras para o aumento da demanda.
Operação para o evento "Tardezinha", no EngenhãoIDA: Serão oferecidas viagens diretas para a estação Olímpica de Engenho de Dentro, partindo da Central do Brasil, além dos trens com grade regular.
VOLTA: Haverá viagens extras sentido Central do Brasil, Santa Cruz e Japeri, a partir da estação Olímpica de Engenho de Dentro, e para Saracuruna, a partir da estação Central do Brasil. Os trens para Saracuruna não farão parada nas estações São Cristóvão e Maracanã. O embarque será realizado exclusivamente na Central do Brasil.A estação Olímpica de Engenho de Dentro funcionará até 1h da manhã. As demais estações funcionarão normalmente no horário habitual. Após, funcionarão apenas para desembarque.
Domingo de Páscoa (20/04)
Os trens vão circular com horário fixo, com ajustes na grade para manutenção. As composições com destino a Japeri e Santa Cruz não vão realizar parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão fazer transferência nas estações São Francisco Xavier, Olímpica do Engenho de Dentro e Cascadura. A estação Praça da Bandeira será atendida com uma sanfona entre as estações Central do Brasil e Praça da Bandeira. Dessa forma, os passageiros com origem e destino nessa estação deverão realizar transferência na Central do Brasil.
Segunda-feira - Tiradentes (21/04): Operação seguirá o mesmo modelo do dia 20.
Terça-feira (22/04)
Circulação normal de dia útil, com ajustes de intervalos e outras alterações para viabilizar as manutenções. No pico matutino, os trens do ramal Santa Cruz com destino à Central do Brasil vão operar somente no serviço parador, sem as partidas de Campo Grande. As composições com destino aos ramais Japeri e Santa Cruz também vão operar somente como paradores. Neste dia, durante toda a operação comercial, trens com destino a Japeri e Santa Cruz não realizam parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão fazer transferência nas estações Olímpica do Engenho de Dentro, São Francisco Xavier e/ou Cascadura. Além disso, a estação Praça da Bandeira será atendida com uma sanfona entre as estações Central do Brasil e Praça da Bandeira. Dessa forma, os passageiros com origem e destino nessa estação deverão realizar transferência na Central do Brasil.