Rio de Janeiro, 20/02/2024
Por Gilson Barcellos
Canal de São Lourenço (foto Leonardo Simplício/PMN)
O presidente Luís Ignácio Lula da Silva (PT) estará em Niterói na próxima sexta-feira (23), onde será recebido pelo prefeito Axel Grael (PDT). Lula vai anunciar um aditivo de 10ª a 15% para o contrato da dragagem do Canal São Lourenço, além de uma organização Social (OS) para o início dos trabalhos no local.
“A dragagem do Canal de São Lourenço vai ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e vai revitalizar todo o segmento voltado para a Economia do Mar, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. O trabalho foi intenso para alcançarmos essa conquista de hoje. A obra foi licenciada ainda na gestão do ex-prefeito @rodrigoneves_rj e avançamos várias etapas até chegar propriamente a essa fase dos projetos que serão executados pelo Consórcio vencedor. Esse é um dos maiores licenciamentos ambientais da história do estado!”, afirmou o prefeito Axel Grael no dia 18 de setembro do ano passado quando da assinatura do contrato com o Consórcio Fluminense formado pela DTA Engenharia e a SK Infraestrutura.
Prefeito Axel Grael na assinatura do contrato com o Consórcio Fluminense (divulgação/PMN)
Segundo o diretor comercial da DTA Engenharia, Raphael Salgado, na dragagem do Canal de São Lourenço vai gerar 500 empregos diretos e 2.500 indiretos. “O prazo de execução é de 15 meses e o investimento da Prefeitura de Niterói será de R$ 137.590.902,49”, acrescentou Salgado.
“Somos um grupo brasileiro e essa é uma das maiores obras já realizadas por uma prefeitura no Brasil. Não é uma dragagem convencional, pois são várias etapas, com retirada de sedimentos contaminados. Isso exigirá muita técnica. Será um grande desafio e tudo será feito com equipamentos especializados e utilizando mão-de-obra local", explicou no dia da assinatura do contrato, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, líder do consórcio que, dentre outros, realizou trabalhos em locais como Ilha Comprida e Balneário Camboriú.
Empresário João Acácio do Consórcio Fluminense (divulgação)
A DTA Engenharia também será a responsável pela construção do Porto de Maricá e da ferrovia de transporte de carga que ligará Jaconé ao município de Rio Bonito, com a geração de 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.
Comments