Temporal transforma Niterói numa Veneza e cidade entrou em estado de alerta
- Gilson da Gama Barcellos
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 20/04/2025
Por Redação GBNWS

Niterói entrou em estágio de alerta às 22h15 deste sábado (19), devido às fortes chuvas que atingiram a cidade desde o início da noite. A previsão indicava pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento. Centenas de funcionários da Prefeitura de Niterói foram mobilizados para minimizar os impactos nas ruas. Ruas e avenidas ficaram alagadas transformando a cidade numa Veneza.
Por medida preventiva, a Defesa Civil acionou as sirenes do Morro do Boavista e de Tenente Jardim em razão do grande volume de água. Agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, e das Administrações Regionais orientaram a população nos locais. Até o momento o fim da noite de ontem, não foram registradas ocorrências.

Na Alameda São Boaventura, bairro do Fonseca, o canal transbordou e a água chegou a entrar nos prédios. O canal de São Francisco, na Zona Sul niteroiense, também transbordou. A rua Vereador José Vicente Sobrinho, na Engenhoca, a água chegou a cobrir os pneus dos carros e invadiu residências e comércios. A Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, também alagou. Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) atuaram para a desobstrução de bueiros, e a NitTrans.
Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, os maiores acumulados registrados foram no Boa Vista (84,0 mm), Tenente Jardim (77,2 mm) e Coronel Leôncio (67,8 mm).
A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça que a população pode entrar em contato em caso de emergência pelos números 199, (21) 2620-0199 ou pelo telefone emergencial (21) 96658-0604.
A Prefeitura de Niterói também disponibiliza canais oficiais com informações atualizadas 24 horas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, mensagens SMS (40199) e grupos de WhatsApp.
A Clin reforça a importância de respeitar os horários da coleta de lixo e evitar o descarte irregular, que pode obstruir bueiros e agravar alagamentos.
Comments