Rio de Janeiro, 17/5/2023
Por Redação GBNEWS
O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT) tem prazo até sexta-feira (19) para exonerar funcionários comissionados da Emusa - Empresa Municipal de Urbanismo, Moradia e Saneamento. A ordem é da juíza da 3ª Vara Cível de Niterói, Isabelle da Silva Cizino Dias. Ela quer que restem apenas o número necessário ao funcionamento da autarquia, cerca de 300, e também, a demissão de todos os parentes de políticos aliados e do governo. A sentença atende ação impetrada pelo Ministério Público Estadual por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Cidadania de Niterói.
Criada em 1988, a Emusa nunca realizou concurso público e não respeitou uma decisão judicial em 2012 que exigia a realização de concurso público e, consequentemente, a exoneração de comissionados. Em 2016, outro compromisso também não foi cumprido e em 2012, o prefeito Axel Grael autorizou o aumento do número de comissionados de 500 para 1000.
Através de decreto, o prefeito niteroiense criou uma comissão interna para resolver as irregularidades. Já demitiu o antigo presidente da autarquia e 160 comissionados. Segundo levantamento, 600 funcionários fantasmas deverão ser exonerados até sexta-feira.
Comments