Maricá entra nas indústrias de aeronaves e de vinhos
- Gilson da Gama Barcellos
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 10/04/2025
Por Gilson Barcellos

Dois protocolos dão o pontapé inicial para que a cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre nas indústrias de aeronaves e de vinhos
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) deu mais um passo importante para o fortalecimento da indústria local ao assinar, nesta quarta-feira (09), um protocolo de intenções com a empresa Desaer (Desenvolvimento Aeronáutico). O acordo marca o início das tratativas para a instalação de uma fábrica de aeronaves no município, consolidando Maricá como um novo polo de inovação e tecnologia no setor aeroespacial brasileiro.
O projeto em parceria com a Codemar visa o desenvolvimento de uma aeronave inovadora, incorporando soluções tecnológicas avançadas que permitirão reduzir custos no setor e minimizar a pegada de carbono. A Desaer é uma empresa nacional voltada ao desenvolvimento de aeronaves com foco em inovação, eficiência operacional e sustentabilidade.O presidente da Codemar , Hamilton Lacerda, disse que Maricá contará com uma indústria aeronáutica que vai fazer uma economia moderna, que está atendendo às necessidades do mercado, possibilitando a criação de cursos de capacitação”.
VINHO

Nas redes sociais, o prefeito Washington Quaquá (PT), falou que Maricá em breve terá uma marca de vinhos para chamar de sua. Em parceria com a cidade de Areal, na Região Serrana, o município se prepara para entrar de cabeça na pujante rota do vinho do Estado do Rio. Nesta quinta-feira (10), será assinado o protocolo de intenções entre as duas cidades para a produção conjunta da bebida nas duas cidades. E a data é especial, já que marca os 33 anos de emancipação política de Areal.
A parceria prevê a construção de uma vinícola-hotel em Areal e a implantação de uma cave de vinhos da serra fluminense em Maricá. A ideia é que os dois locais funcionem também como espaço para cursos técnicos e superiores nos dois municípios, além de oferecer colaboração técnica e cultural na área de enologia.
A iniciativa é inspirada no exemplo bem sucedido do intercâmbio entre as regiões do Porto e Douro, em Portugal. Na prática, a vinícola será a responsável pela produção do vinho, enquanto o processo de envelhecimento será todo realizado nas caves de Maricá. Para dar agilidade à produção e fomentar o turismo, a parceria prevê a criação de um heliponto e outras formas de transporte ligando os dois municípios.
O protocolo de intenções que vai sacramentar a parceria será assinado pelos prefeitos de Maricá, Washington Quaquá (PT), e de Areal, Gutinho Bernardes (PP), nesta quinta-feira, em Areal. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação de Produtores de Uvas Vitis Viniferas da Serra Fluminense (Aviva).

Comments