Rio de Janeiro, 29/01/2023
Por Gilson Barcellos
Foto: Internet
O deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL), reeleito com 114.587 votos, sendo 22.508 deles em Niterói, teve a sua posse garantida pela Procuradoria Geral da República (PGR) na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, em Brasília. Nas redes sociais o parlamentar comemora a vitória, segundo ele, contra os filhotes de ditadores. Jordy manifestou o desejo de se candidatar à prefeito de Niterói em 2024 e pode ter como possível adversário o ex-prefeito Rodrigo Neves (PD).
A PGR se manifestou, neste sábado (28), contra um pedido de advogados ligados ao PT, apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender a posse de deputados federais recém-eleitos por suposta relação com os atos de vandalismo contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro. A manifestação é assinada por Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República.
Na manifestação, o subprocurador lembra que os deputados possuem, desde a diplomação, prerrogativas constitucionais de imunidade formal e material, conforme previsto no artigo 53 da Constituição. Por isso, qualquer ato que constitua violação de decoro deve ser apurado e processado nos termos do Regimento Interno e no Código de Ética da Câmara dos Deputados, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
“Parabéns ao subprocurador por defender a imunidade material dos deputados. A Constituição é clara ao dizer que somos invioláveis por QUAISQUER de nossas palavras, opiniões e votos. A todos que se preocuparam comigo e torceram para que a justiça fosse feita, meu muito obrigado. Aos filhotes de ditadores que defendem arbitrariedades contra seus adversários e torciam pela minha cassação, não foi dessa vez; chorem!”, postou nas redes sociais o deputado federal Carlos Jordy que semana passada afirmou que é pré-candidato à Prefeito de Niterói nas eleições de outubro de 2024.
Eleição em Niterói
Aliás, a eleição ano que vem em Niterói promete grandes emoções. O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) assume a Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói a convite do seu afilhado político, o prefeito Axel Grael, também do PDT.
A partir de agora, Neves será o manda chuva das ações do governo municipal e volta à cena política da cidade após perder as eleições para governador em 2022. Não será surpresa se num acordo político, Grael abrir mão da tentativa de reeleição em favor de uma possível candidatura de Rodrigo Neves, que, recentemente, recusou convite para presidir o INSS, alegando que tinha muito o que fazer pela sua cidade.
コメント