top of page

Quaquá garante 10 projetos inéditos do arquiteto Oscar Niemayer para Maricá

Rio de Janeiro, 29/03/2025

Por Gilson Barcellos

Fotos: Agência GBNEWS

Kadu Niemayer e Washington Quaquá exibem o contrato que acabaram de assinar transferindo os direitos dos projetos inéditos de Oscar Niemayer para Maricá


Focado em transformar a cidade de Maricá num dos maiores centros turísticos do mundo, o prefeito Washington Quaquá (PT) garantiu na noite dia sexta-feira (28), a compra de 10 projetos inéditos de Oscar Niemayer. Maricá já tem a Casa Darcy Ribeiro, também projetada pelo arquiteto, que se encontra em pleno funcionamento no bairro de Cordeirinho.

O contrato da compra dos projetos foi assinado ontem a noite, no escritório Oscar Niemayer, em Copacabana, Zona Sul do Rio, pelo prefeito Washington Quaquá e pelo neto do arquiteto Kadu Niemayer. Os projetos desenhados por Niemeyer, antes de morrer, estão atualmente sob a responsabilidade de seu neto, Kadu.

Com os novos projetos – um investimento de R$ 73,6 milhões, Maricá vai consolidar seu compromisso com a valorização da arquitetura brasileira e o legado de um dos maiores gênios do país. O município já tem uma obra de Niemeyer e, com as novas 10, passará a contar com 11 obras assinadas pelo autor de ícones, como o prédio do Congresso Nacional. Com isso, Maricá vai se tornar a cidade com maior número de obras de Niemeyer, depois da capital do país, Brasília, que abriga mais de 50 projetos. Atualmente, Niterói tem o Caminho Niemayer e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

 

O prefeito Washington Quaquá idealizou a compra com foco em potencializar o turismo em Maricá.

Projetos adquiridos:

 

1.        Monumento à Paz – um símbolo de união e harmonia entre os povos;

 

2.       Centro Administrativo de Maricá – futura sede do governo municipal, com arquitetura moderna e funcional;

 

3.       Centro de Convenções de Maricá – espaço multiuso voltado para eventos, congressos e feiras;

 

4.       Teatro Ballet de Cuba – projeto em parceria com a companhia cubana, com foco na formação e apresentações artísticas;

 

5.       Estádio João Saldanha – arena esportiva que homenageia o jornalista e militante político;

 

6.       Hotel Maricá – empreendimento que alia turismo, cultura e design, com a marca de Niemeyer;

 

7.       Museu de Arte de Maricá – espaço voltado à valorização das artes visuais, exposições e acervo permanente;

 

8.       Memorial João Goulart – homenagem ao ex-presidente da República, símbolo da democracia brasileira;

 

9.       Quiosque – Orla Maricá – equipamento urbano com traços orgânicos e modernos, voltado ao lazer e à convivência;

 

10.     Teatro Municipal de Maricá – voltado à produção cultural local e à recepção de espetáculos nacionais e internacionais.

 

Participaram do evento, a primeira dama de Maricá, Gabriella Lopes; presidente da SOMAR, arquiteto e urbanista Francisco Lameira; vice-prefeito João Maurício; e, os secretários, Arlen Pereira (executiva e gestão de governo), Sady Biachin (Cultura e Utopias), Danielle Ferreira (Comunicação), José Alexandre (Turismo, Com, Ind e Mercado Interno), Priscila Canedo (Conleste).

Secretária Danielle Ferreira recebe a 1ª dama de Maricá, Gabriella Lopes











 

Comments


bottom of page