top of page

Quaquá vai colocar o turismo de Maricá em outro patamar

Rio de Janeiro, 12/11/2024

Por Gilson Barcellos

Prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, foi recebido em Brasília pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que se colocou à disposição para colaborar com os projetos que serão implantados na cidade fluminense


O prefeito eleito, deputado federal Washington Quaquá (PT) sabe que um dia os royalties do petróleo vão acabar e que a vocação de Maricá é o turismo. A cidade tem belas praias, lagoas, trilhas, aeroporto e está perto da capital do Estado do Rio. Daí, chegou a hora de tocar o turismo de forma profissional, investindo em infraestrutura, cobrando da Águas do Rio, da Enel e da autarquia Sanemar,  maior competência no abastecimento de água potável, energia elétrica e rede de esgoto, respectivamente, para toda a cidade. A partir daí, a rede hoteleira vai se instalar, para que os visitantes possam aproveitar os equipamentos turísticos naturais e os que estão por vir.

 

Quaquá esteve nesta segunda-feira (11) com o ministro do Turismo Celso Sabino e anunciou que Maricá vai ganhar um aquário assinado pelo gênio da arquitetura Oscar Niemayer, com contribuição do também arquiteto paulista Jair Valera, um dos coordenadores de execução dos projetos de Niemayer.

 

“Será um Aquário moderno, que irá mostrar os peixes de água doce. Haverá diversos peixes amazônicos, como pirarucu e tucunaré. Esse será um grande chamariz para o turismo nacional e internacional”, afirmou o deputado, após sair da reunião em Brasília.

 

O projeto do Aquário Maricá prevê um centro de pesquisas, uma torre mirante e uma marquise que será ligada a um auditório. Todo o complexo ocupará uma área de 14 mil metros, no centro de uma grande praça. O prazo de execução do projeto será inicialmente de 240 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

 

“Queremos começar o quanto antes. O ministro ficou entusiasmado com nosso projeto”, contou Quaquá, que também é vice-presidente nacional do PT.

 

De acordo com Quaquá, o ministro Celso Sabino vai colocar toda a equipe técnica do ministério para ajudar a organizar as ações para transformar Maricá num case para o turismo nacional. “É parte do nosso projeto de mundialização de nossa cidade”, disse o prefeito eleito.

 

Entre outros projetos do deputado Quaquá para Maricá, estão a transformação, segundo ele, de Itaipuaçu na Ibiza brasileira com hotéis e restaurantes, além da instalação da maior piscina natural do mundo e uma plataforma para lançamento de foguetes.

 

Além dos equipamentos turísticos, a construção do porto na praia de Jaconé, em Ponta Negra, e a possível instalação do complexo turístico-residencial-comercial Maraey na Restinga de Maricá, a cidade vai deixar de ser dormitório gerando empregos e renda.

 

Em 2009, Washington Quaquá assumiu pela primeira vez a Prefeitura de Maricá com luz de vela graças a incompetência do governo anterior. Se reelegeu e depois fez seu sucessor Fabiano Horta (PT), que está terminando o segundo mandato.

Fabiano Horta, Washington Quaquá e João Maurício em sintonia para o crescimento de Maricá, cidade que tem cerca de 197 mil habitantes segundo o censo do IBGE em 2022

 

Em 1º de janeiro de 2025, Quaquá e o vice João Maurício, vão tomar posse e governar com um orçamento de R$ 7 bilhões, boa parte originária dos royalties do petróleo.


 



Comments


bottom of page