REMA Skateboarding Challenge levanta o público em Saquarema
- Gilson da Gama Barcellos
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 14/04/2025
Por Redação GBNWS
Fotos: Affonso Dalle

Saquarema abraçou o skate neste domingo, no REMA Skateboarding Challenge: Dora Varella, Marlon Silva e Pedro Barros
A Capital Nacional do Surfe teve, no domingo, um show de skate na Praia de Itaúna. Enquanto no mar aconteciam as baterias do REMA WSL Saquarema Surf Festival, na mini ramp rolou um show de manobras de alto nível técnico, realizadas por skatistas renomados durante o REMA Skateboarding Challenge.
Com formato diferenciado, a competição contou com 16 skatistas que foram divididos em duas equipes que duelaram na mini ramp. As duas atletas da Seleção Brasileira de Skate Park foram as capitãs: Dora Varella e Isa Pacheco. O Time Varella foi formado por Pedro Barros, Eiki Martelo, Murilo Peres, Felipe Foguinho, Lucas Xaparral, Ítalo Penarrubia e Nilo Peçanha. Já o Time Isa Pacheco por Marlon Silva, Vi Kakinho, André Mariano, Ricardo Dexter, Jonny Gasparotto, Luigi Cini e Pedro Marchi.
O time da paulista Dora Varella levou a melhor e saiu vitorioso. Pedro Barros, que venceu em número de pontos na Jam Session, em que diversos skatistas estão na pista, cedeu a primeira colocação ao gaúcho Marlon Silva devido à performance criativa e irreverente durante o fim de semana, que reforçou a atitude do medalhista olímpico do espírito skateboard nas areias de Itaúna. O catarinense foi uma das estrelas do evento e foi muito disputado também durante a Sessão de Autógrafos, que aconteceu no sábado (12), na Casa REMA.
Pela primeira vez no evento, Dora exaltou o clima do REMA. “Foi muito divertido, é um evento diferente do que estamos acostumados. Foi para curtir, puxar o nível, andar com a galera. O formato é totalmente diferente, fazer times para o skate, que é um esporte individual, foi muito divertido e, ainda, de quebra, deu para levar o primeiro lugar e estou feliz”, comemorou. “Espero que façam mais vezes porque traz um pouco da cena do skate brasileiro para Saquarema e essa rampa é muito style, montada na praia com esse visual lindo e com surfe ao mesmo tempo”, completa.
Nas Eliminatórias, os competidores fizeram três voltas de 40 segundos, valendo a melhor volta. Os três melhores skatistas de cada time avançaram para a final. Como Dora e Isa eram capitãs, já estavam garantidas para a final e se juntaram a eles, em uma final que contou com oito skatistas.
A final foi no formato Jam Session ordenada, onde os times puderam colocar até dois skatistas ao mesmo tempo na pista para fazerem manobras sincronizadas ou ensaiadas. E o time que atingiu a maior pontuação Overall Impression foi o campeão do REMA Skateboarding Challenge.
“A experiência de andar com meus amigos foi maravilhosa, não tem experiência melhor. Eu agora vivenciei isso aqui e vou continuar fazendo para sempre. Foi marcante.”, destacou Marlon Silva ao final da competição.

Altas manobras contagiaram o público em Itaúna
Programação de skate continua – Durante a semana estão programadas diversas atividades de skate para o público e entidades parceiras do evento. Entre segunda e quinta-feira (14 e 17), acontecerá o Aulão com projetos locais com as crianças do Saquá Skate School e do Saquarema Viva+Esporte. Divididas em dois turnos, as aulas pretendem atender aproximadamente 120 crianças nos quatro dias. Mas as datas e horários estão sujeitos a alteração, devido às condições do clima.
Para iniciar o feriadão, na sexta-feira (18) e sábado (19), o público poderá levar o seu skate e aproveitar a mini ramp. Já para os skatistas mais preparados, no sábado, acontece o Best Trick Open na mini ramp à beira-mar. Para fechar, a programação de skate será encerrada com a Jam Session Open com skatistas convidados, no domingo (20).

Isa Pacheco, skatista da Seleção Brasileira de Skate Park, foi capitã de um dos times
Maior evento da cultura surfe da América do Sul – Nesta quinta edição, o Saquarema Surf Festival chegou como REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte) e para inovar com três pilares: REMA WSL Saquarema Surf Festival, o REMA Skate e o REMA Sounds. Serão nove dias de evento na Praia de Itaúna. O festival também é regado por música boa com artistas locais e de surf music no REMA Sounds, no Palco Praya. A programação atualizada pode ser conferida no Instagram @remafestival.
Comments