Rio de Janeiro, 27/02/2023
Por Redação GBNEWS
Dois ônibus de excursão burlaram a fiscalização da Guarda Municipal de Cabo Frio e passaram o domingo (26) escondidos na Rua dos Badejos, no Peró. Na saída, no fim da tarde, segundo moradores, os motoristas esvaziaram os dejetos dos ônibus na via pública, onde moram muitos moradores e veranistas. Os coletivos obrigatoriamente têm que estacionar no terminal da Avenida Wilson Mendes e não podem circular nas Ruas do Peró, a não ser que tenham como destino hotéis e pousadas apenas para embarque e desembarque de passageiros.
Segundo o morador Del Vasconcellos, a Rua dos Badejos ficou insuportável com o cheiro de urina após a saída dos ônibus.
- Telefonei para a central da Guarda Municipal de Cabo Frio para denunciar, mas lá informaram que não poderiam fazer nada e que eu precisaria ir até a cabine da Praça do Moinho para fazer a denúncia. Não entendo a existência de uma central de denúncia que não tem comunicação com a cabine do bairro para poder ter uma ação mais rápida, lamentou o morador.
Moradores e veranistas defendem uma maior fiscalização no Peró para evitar que ônibus e vans de excursão continuem a tumultuar o bairro nos fins de semana. Muitos, temendo repressão, desembarcam passageiros na praia antes das 7h e escondem os veículos nas ruas internas. O acesso só é permitido para veículos registrados na ANTT, com Cadastur e com trânsito autorizado pela Guarda Municipal. Eles são obrigados a pagar uma taxa para ficarem no terminal da Wilson Mendes e fogem da fiscalização justamente para não pagarem a taxa.
A presença dos ônibus revoltou moradores e veranistas, que fizeram vários protestos nas redes sociais. Eles estão pedindo à Guarda Municipal, ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) que identifiquem e inflacionem as empresas proprietárias dos ônibus.
-- O problema é resultado da falta de fiscalização. O Peró não comporta ônibus de excursão – reclamou a moradora Maria Carolina.
Moradores já alertaram a Guarda Municipal e a Polícia Militar para que o policiamento, a fiscalização de trânsito e de posturas, além de equipes de salvamentos de emergência, sejam intensificados no próximo fim de semana, quando o Peró receberá mais uma edição do evento Rei e Rainha do Mar, que terá mais de 1.500 atletas, além de visitantes convidados. A necessidade de reforço é necessária principalmente na areia entre Conchas e Peró, onde vão ocorrer as competições de natação e de corrida.
Comments